Conheça os 9 passos do Ballet Clássico para te inspirar
O Ballet Clássico é uma dança originária da Itália no século XV e que se desenvolveu em países como a França, Inglaterra e Rússia.
A dança é a mais metódica dentre todos os estilos de ballet e também é o que mais adere às técnicas do ballet tradicionais. Existem algumas variações em relação à área de origem deste gênero, entre elas, o ballet russo, francês, italiano e dinamarquês.
Entretanto, nos últimos dois séculos, a maioria dos fundamentos do balé é baseada nos ensinamentos de Carlo Blasis, o primeiro bailarino a codificar os passos da dança, que é considerada uma das mais elegantes do mundo.
Seguem os 9 passos do Ballet Clássico
1. Plié. O plié é um dos movimentos mais importantes do ballet feito na barra. Consiste numa flexão do joelho ou joelhos, que serve para tornar os músculos mais flexíveis e maleáveis e os tendões mais elásticos. Existe o demi plié e o grand plié, que consiste numa flexão menos ou mais acentuada, respectivamente.
2. Tendu. Neste movimento uma das pernas fica esticada ao lado, à frente ou atrás do corpo. Afasta-se a perna na direção pretendida, arrastando também o respectivo pé. Levanta-se primeiro o calcanhar e, em seguida a planta do pé, mantendo a ponta do pé apoiada no chão.
3. Jeté. O nome deste passo significa atirado, lançado. No jeté o bailarino atira a perna com energia, sempre esticada. É como se fosse o tendu, mas com mais energia e com os pés fora do chão. Existem vários tipos de saltos, grandes (grand jetés) ou pequenos.
4. Rond de jambe. Que traduzido significa rodar a perna, que pode ser feito à terre ou en l’air, ou seja, no chão ou no ar. Se for feita no chão, a perna tem de desenhar no chão um semi-círculo ou a letra D. Pode ser feito de trás para frente ou ao contrário. Se for feito no ar, a perna sai para for e faz um círculo, em que a coxa aparentemente não se mexe.
5. Fondu. O fondu é uma flexão da perna de base, enquanto a outra recolhe ao mesmo tempo. É como se fosse um pilé mas em uma perna.
6. Frappé. Este movimento é como se fosse uma batida ou golpe. No frappé o pé repousa levemente sobre o tornozelo do pé de apoio, para de seguida esticar a perna e dar um golpe. Pode ser feito para a frente, para trás ou para o lado.
7. Grand Battement. É um movimento da perna e do pé sob a forma de batida. Com o tronco e as pernas esticadas, afasta-se a perna de trabalho da perna de base, com um movimento vigoroso, para a frente e para o alto. Pode ser feito em qualquer direção.
8. Adagio. Este nome é atribuído aos passos em que se utiliza a sustentação das pernas no ar. São normalmente movimentos suaves e lentos.
9. En dehors. Este é um dos passos essenciais no ballet, que significa para fora, manter os calcanhares virados para fora. O movimento da perna é feito em direção circular da frente para trás.
Deixe uma resposta